Fábio Medina Osório, presidente do IIEDE, em declaração a “O Antagonista”: “É uma janela perigosa para o arbítrio e a escuridão”

Home / Notícias / Fábio Medina Osório, presidente do IIEDE, em declaração a “O Antagonista”: “É uma janela perigosa para o arbítrio e a escuridão”

O ex-AGU Fábio Medina Osório também critica a decisão de Alexandre de Moraes contra a Crusoé e O Antagonista.

“O Brasil não é uma Venezuela para permitir o cerceamento de suas instituições que livremente informam a população e a sociedade. Homens públicos estão expostos ao escrutínio da grande mídia, a qual, por seu turno, pode ser responsabilizada por seus erros e distorções.”

Segundo ele, a decisão de Moraes “parece bloquear um dos pilares de um regime democrático”. “Se fosse um veículo impresso, o Magistrado mandaria recolher os exemplares do espaço público?”

“Pela teoria dos precedentes, o que se percebe é uma janela perigosa para o arbítrio e a escuridão. A liberdade de informar deve ser balizada pelo princípio da responsabilidade, o que é próprio das democracias contemporâneas. O princípio constitucional de interdição à arbitrariedade dos Poderes Públicos também impede que o Judiciário atue sobre a imprensa de modo a tolher-lhe a liberdade e a autonomia constitucionalmente asseguradas.”

Leia o post anterior:
Obra “Direito Administrativo Sancionador”, de Fábio Medina Osório, presidente do IIEDE, ganha nova edição

Ao longo dos últimos meses, temos recebido muitos pedidos da obra "Direito Administrativo Sancionador", de Fábio Medina Osório, cuja 5ª...

Fechar